sexta-feira, 19 de agosto de 2011

A VERDADEIRA LIBERDADE



Para muitos é bobagem as palavras do Santo Padre o Papa Bento XVI, mas para os jovens católicos são palavras de incentivo e de sabedoria.
Muitos estão criticando os valores gastos neste evento, contudo não pensão duas vezes quanto aos valores empregados em carnavais, olímpiadas, copa do mundo e outros eventos, mas esquecem que um jovem ao ouvir a Palavra de Deus pode ter sua vida mudada por completo, quantos testemunhos escutamos em que o jovem deixou de usar, de traficar drogas, deixou de ser ladrão, assassino, passando a viver em paz com ele mesmo e com a sociedade.
Nossos jovens precisão ouvir a voz de Deus para saber qual caminho trilhar por sua própria resolução e não porque ouviram falar contra religião, que sem ela se vive livre.
Será que é assim mesmo  precisamos para ser lives esquecer ou nem conhecer a Deus que tudo pode, para sermos "livre" nas drogas, na violência?
Será mesmo que essa é a verdadeira liberdade, ao invés de ser através de se conhecer e viver a palavra de Deus que nos ensina duas coisas fundamentais;Amar a Deus Sobre Todas as Coisas e Amar o Próximo Como A Ti Mesmo (Mateus 22,37,39)? É buscar fuga, "inspiração" de vida nas drogas, nos traficantes?
Esses dois mandamentos nos dá a graça de viver de forma harmoniosa conosco mesmo,  não sendo egoístas, passando por cima de tudo e de todos para alcançar boas colocações e sim fazer ao outro o que queremos que seja feito por nós (Mateus 7,12), todo mundo quer ser bem tratado, respeitado, amado. 
Conheçamos as palavras do Papa Bento XVI  em seu primeiro discurso para a juventude reunida em Madrid.
"Esta multidão de jovens que veio a Madri… porque e para que vieram? Embora a resposta deva ser dada por eles próprios, pode-se entretanto pensar que desejam escutar a Palavra de Deus, como lhes foi proposto no lema para esta Jornada Mundial da Juventude, de tal maneira que, arraigados e edificados em Cristo, manifestem a firmeza da sua fé.
Muitos deles talvez tenham ouvido a voz de Deus apenas como um leve sussurro, que os impeliu a procurá-Lo mais diligentemente e a partilhar com outros a experiência da força que tem na suas vidas. Esta descoberta do Deus vivo revigora os jovens e abre os seus olhos para os desafios do mundo onde vivem, com as suas possibilidades e limitações. Veem a superficialidade, o consumismo e o hedonismo imperantes, tanta banalidade na vivência da sexualidade, tanto egoísmo, tanta corrupção. E sabem que, sem Deus, seria difícil afrontar estes desafios e ser verdadeiramente felizes, colocando para isso todo o entusiasmo na consecução duma vida autêntica. Mas, com Ele a seu lado, terão luz para caminhar e razões para esperar, não se detendo nem mesmo diante dos ideais mais altos, que hão-de motivar os seus generosos compromissos para a construção de uma sociedade onde se respeite a dignidade humana e uma efetiva fraternidade. Aqui, nesta Jornada, têm uma ocasião privilegiada para colocar em comum as suas aspirações, trocar reciprocamente a riqueza das suas culturas e experiências, animar-se mutuamente num caminho de fé e de vida, no qual alguns se julgam sozinhos ou ignorados nos seus ambientes quotidianos. Mas não! Não estão sozinhos. Muitos da sua idade partilham os mesmos propósitos deles e, confiando inteiramente em Cristo, sabem que têm realmente um futuro à sua frente e não temem os compromissos decisivos que preenchem toda a vida. Por isso me dá imensa alegria poder escutá-los, rezarmos juntos e celebrar a Eucaristia com eles. A Jornada Mundial da Juventude traz-nos uma mensagem de esperança, como uma brisa de ar puro e juvenil, com aromas renovadores que nos enchem de confiança face ao amanhã da Igreja e do mundo.
Não faltam, certamente, dificuldades. Subsistem tensões e confrontos em aberto em muitos lugares do mundo, inclusive com derramamento de sangue. A justiça e o sublime valor da pessoa humana facilmente se curvam a interesses egoístas, materiais e ideológicos. Não sempre se respeita, como é devido, o meio ambiente e a natureza, que Deus criou com tanto amor. Além disso, muitos jovens olham com preocupação para o futuro diante da dificuldade de encontrar um trabalho digno, ou por terem perdido o emprego, ou por ser este muito precário. Há outros que precisam de prevenção para não cair na rede das drogas, ou de uma ajuda eficaz, caso desgraçadamente já tenham caído nela. Há muitos que, por causa da sua fé em Cristo, são vítimas de discriminação, que gera o desprezo e a perseguição, aberta ou dissimulada, que sofrem em determinadas regiões e países. Molestam-lhes querendo afastá-los d’Ele, privando-os dos sinais da sua presença na vida pública e silenciando mesmo o seu santo Nome. Mas, eu volto a dizer aos jovens, com todas as forças do meu coração: Que nada e ninguém vos tire a paz; não vos envergonheis do Senhor. Ele fez questão de fazer-se igual a nós e experimentar as nossas angústias para levá-las a Deus, e assim nos salvou.
Neste contexto, é urgente ajudar os jovens discípulos de Jesus a permanecerem firmes na fé e a assumirem a maravilhosa aventura de anunciá-la e testemunhá-la abertamente com a sua própria vida. Um testemunho corajoso e cheio de amor pelo homem irmão, ao mesmo tempo decidido e prudente, sem ocultar a própria identidade cristã, num clima de respeitosa convivência com outras legítimas opções e exigindo ao mesmo tempo o devido respeito pelas próprias.
Majestade, ao renovar-lhes o meu agradecimento pelas deferentes boas-vindas que me proporcionaram, desejo exprimir também o meu apreço e proximidade a todos os povos de Espanha, bem como a minha admiração por um País tão rico de história e cultura, pela vitalidade da sua fé, que frutificou em tantos santos e santas de todas as épocas, em numerosos homens e mulheres que, deixando a sua terra, levaram o Evangelho a todos os cantos do mundo, e em pessoas rectas, solidárias e bondosas por todo o seu território. Trata-se de um grande tesouro, que vale a pena, sem dúvida, cuidar com atitude construtiva, para o bem comum de hoje e para oferecer um horizonte luminoso ao porvir das novas gerações. Embora atualmente haja motivos de preocupação, maior é a solicitude dos espanhóis pela sua superação com esse dinamismo que os caracteriza e para o qual contribuem imenso as suas profundas raízes cristãs, muito fecundas ao longo dos séculos.
Daqui saúdo com grande cordialidade todos os queridos amigos espanhóis e madrilenos, e quantos vieram de outras terras. Durante estes dias estarei junto de vós, mas tendo também muito presente todos os jovens do mundo, particularmente os que atravessam provações de diversa índole. Ao confiar este encontro à Santíssima Virgem Maria e à intercessão dos Santos protetores desta Jornada, peço a Deus que abençoe e proteja sempre os filhos da Espanha. Muito obrigado."
Artigo publicado em 18 de Agosto de 2011, às 14h57.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

COMO ESTÁ A SUA FÉ?


''Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direi a está amoreira: arranca-te e transplanta-te no mar, e ela vos obedecerá.” (Lucas 17,6)

            A fé é o combustível do cristão, pois a mesma nos faz abandonar nas mãos de Deus e ser grato por tudo o que temos, somos e pelo o que nos acontece no dia a dia, mesmo se o que vemos hoje é contrário ao que Jesus nos diz.
       São Paulo nas cartas aos Hebreus conceitua: “a Fé é o fundamento da esperança, é uma certeza a respeito do que não se vê." (Hebreus 11,1).
         Jesus quando ressuscitou se apresentou aos discípulos, Tomé foi o único discípulo que precisou tocar em suas chagas para acreditar que Aquele homem que estava a sua frente era o mesmo que havia sofrido no monte calvário e dado como morto por todos, Jesus naquele momento ensinou que “credes porque me viste. Felizes aqueles que crêem sem ter visto!”(João 20,29)
           Amigos somos este povo, na qual Jesus diz que acredita em sua existência pelo o que nos foi relatado por seus discípulos nas sagradas escrituras e não porque vivemos em sua época, Isto é não porque o vimos.
            Somos felizes quando lemos e cremos que Jesus está vivo e que age como esta escrito nos evangelhos, pois no momento em que aceitamos com nossa mente e coração essa verdade, Jesus se apresenta a nós como outrora fizeste com seus discípulos e nos ama, cura, liberta e transforma todo o nosso ser consequentemente nossa vida externa.
            Acontece que, somos um povo inseguro, que cremos até que algo aconteça de forma diferente do desejado por nós para logo perder a fé, murmurar até mesmo blasfemar contra Deus.
        Isto acontece porque muitas vezes temos a mesma atitude de Tomé e acreditamos apenas se acontecer como por nós idealizado.
            Amigos ter fé, requer renunciar a nós mesmos e escutar a Jesus para que possamos entender em que tempo nossa vida está, pois a tempo para cada coisa como nos ensina Eclesiastes 3,1-8, tempo para nascer, para morrer, para plantar, para arrancar o que foi plantado, para falar e para calar e outros.
             Muitas vezes encontramos pessoas que estão frustradas, decepcionadas e até mesmo revoltadas com Deus, porque não conseguem obter algo que estão almejando.
     Isto é devido á falta de fé, não em pedir a Deus e sim por não crer que Deus nos ama e nos concede o que precisamos, conforme o seguinte trecho bíblico:’’Quem dentre vós dará uma pedra a seu filho, se este lhe pedir pão? E se lhe pedir um peixe, dar-lhe-á uma serpente? Se vos, pois, que sois maus, sabeis dar boas coisas a vossos filhos, quanto mais vosso pai celeste dará boas coisas aos que lhe pedirem.’’(Mateus 7,9-11)  
   Outra questão importante que precisamos nos conscientizar, é que muitas vezes não recebemos o que pedimos, porque não sabemos pedir ou pedimos coisas contrárias aos mandamentos de Deus, conforme nos ensina São Tiago 4,1-4: “Donde vem as lutas e as contendas entre vós? Não vem elas de vossas paixões, que combatem em vossos membros? Cobiçais, e não recebeis; sois invejosos e ciumentos, e não conseguis o que desejais; litigais e fazei guerra. Não obtendes, porque não pedis. Pedis e não recebeis, porque pedis mal, com o fim de satisfazerdes as vossas paixões. Adúlteros, não sabeis que o amor do mundo é abominado por Deus? Todo aquele que quer ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.’’
  Então amigos, a decisão de ter fé acima de tudo e com isso colher diariamente alegria é de cada um de nós, pois ‘’eis que hoje ponho diante de vós benção e maldição.’’ (Deuteronômio 11,26 )
    A decisão é sua!

            

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

ESTOU A TE ESPERAR!


''Vós sois meus amigos, se fazei o que vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu Senhor.Mas chamei-vos AMIGOS, pois vos dei a conhecer tudo quanto ouvi de meu Pai''.
(João 15,14-15)
        Neste dia Jesus nos faz um convite, de nos tornar seu amigo, e em sua imensidão de amor e carinho nos diz conforme o trecho descrito acima,que para alcançarmos tal feito, precisamos escutá-lo, pois não podemos fazer o que Ele nos manda, se antes não silenciarmos nossa mente, nossos afazeres, nossas angústias, nossas ansiedades, nossos desejos, nossos desesperos e escutarmos sua voz, digo não apenas ouvir, pois todos que não possuem problemas auditivos, ouvem, porém escutar requer um pouco mais de esforço.
           Escutar quer dizer que ouvimos, refletimos e nos esforçamos para colocar em prática em nossa vida cotidiana tudo o que nos foi dito, pois o que adianta se temos posturas de benevolência nos átrios da igreja, contudo quando sairmos e estamos em um outro ambiente com outras pessoas temos uma postura completamente diversa, da posterior, isto é, estar completamente aberto ao pecado e as artimanhas do mundo. 
          Jesus nos convida a ter intimidade com Ele e isso se adquire com o dia a dia com a convivência, devemos a partir de hoje, acreditarmos em sua presença real e viva ao nosso lado, contar o que se passa hoje em nossa vida, angústias, aflições, desejos, alegrias, triunfos, derrotas e aguardar em silêncio sua resposta, pois Ele sempre nos responde.
       Te Convido amigo a fazer a partir de hoje uma experiencia de oração, buscando ter intimidade com Nosso Melhor Amigo Jesus Cristo, utilizando este blog, que pela unção foi criado para que Jesus através de sua santa palavra se comunique conosco, nos mostrando o caminho que devemos trilhar para mantermos sempre junto Dele, deixarmos penetrar por suas imagens, que nos foram dadas justamente para nos curar e direcionar não nos esquecendo de responder a Jesus que se encontra sentado no poço nos esperando para escutar o que temos a lhe dizer através da oração, dos salmos que na ausência de palavras para contarmos a Jesus o que se passa conosco nos vem em auxílio, bem como com um diálogo franco e aberto.
              E então amigo qual resposta você dá a Jesus neste dia?
              ''Estou a Te Esperar!"

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

DEUS, A SOLUÇÃO PARA TUDO

O mundo oferece caminhos demais, como drogas, consumo, modas, ganancia, violencia, disputas desonestas, incredulidade e analfabetismo das coisas de Deus como tantos outros.
É certo que sempre houve ou haverá um momento na vida de cada pessoa, que passará por uma situação de difícil compreensão e/ou  de superação, como doenças sem cura sua ou de familiares, falta de emprego, vícios, em que se perguntará:
-Deus existe?
Por certo sairá como louco atrás de uma resposta, na qual lhe trará á cura, um consolo, a esperança, até mesmo acreditará na mudança daquela situação, pois o ser humano só acredita mesmo na presença de Deus quando tudo o que a força humana poderia fazer foi feito e infelizmente não obteve êxito.
Então sairá a todo canto que diz;-''Aqui Deus está curando."
O risco que se corre neste momento, é que não se preocupa em se ter intimidade com Deus, de o conhecer, de escutar sua voz e sim se quer obter o fim que precisa naquele momento, ou seja a cura da enfermidade, um trabalho e outros.
Encontramos por aí diversos casos de pessoas que experimentaram a mão de Deus em sua vida, de um familiar ou pessoa próxima, em que a mesma muito sofreu pelo receio de não ter solução para a situação, contudo se nota um certo desinteresse em se converter, pois infelizmente se vive sempre o contrário que Deus ensina em sua palavra, nas escrituras sagradas.
E com esse desinteresse a pessoa recebe a mudança daquela situação difícil, pois Deus é Amor, mas enxerga aquele momento como sendo a oportunidade que a pessoa dá a Deus para mostrar seu poder, assim acredita, por não reconhecer a presença de Deus, em sua vida a todo tempo e em tudo que há no mundo, mas não muda sua forma de encarar a vida, as pessoas, as situações e isso com toda certeza entristece o coração de Deus, pois o mesmo nos criou para amar e sermos amados e não para tripudiar em cima dos outros ou tratar com desprezo, indiferença até mesmo não enxergar o próximo.
Há testemunhos também  contrários a esses, em que a pessoa fica tão humilde na determinada situação difícil que quando Deus lhe liberta reconhece mesmo que se Ele não fosse soberano a tudo o que existe neste mundo não teria obtido a graça, então se abre a ter um encontro íntimo com Deus, se abrindo a escutá-lo e a fazer tudo o que Ele vos disser, se vê, então uma mudança radical, uma vez que não se vivia nem um terço das palavras de Deus e em seu íntimo é gerado um desejo de levar os demais a experimentar o que o mesmo conheceu.Com isso se tem início uma nova jornada, de curas e libertações de tudo aquilo que aprisiona o ser humano, que felizmente tem solução aos pés de Deus, na humildade e na certeza de que para se viver verdadeiramente livre é só estar próximo Dele.
Felizmente muitas pessoas já foram agraciadas com essa liberdade estando aos pés de Deus e muitas ainda irão experimentar e darão seu testemunho para a exaltação de Deus aquele que era, que é e sempre será o Maior Amor.
Saiba amigos, que independente da situação em que se encontra hoje, Deus é a solução, mesmo se está bem, feliz, Ele também é a amplitude desse sentimento e sempre estará ao seu lado, seja luz, seja trevas, seja chuva ou seja sol que a sua vida esteja passando.
Sejamos amigos como criancinhas nas mãos de DEUS, que confia, é humilde e o ama.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

HOJE LIVRE SOU EM CRISTO

    Este Blog é inspirado nas experiências vividas por pessoas que em um determinado momento da vida, viram que como estavam não podiam continuar e assim se entregaram a Jesus e através disso, começaram a viver de forma livre como jamais imaginada por qualquer um.
    Esta liberdade está focada em ser fiel, humilde aos pés do Salvador Jesus Cristo, vivendo seus ensinamentos, deixados a todos nas sagradas escrituras, na convivência em comunidade, onde todos vivem e aspiram as mesmas metas de experiências e continuações de vida livre.
   A liberdade em Cristo consisti em viver livre neste mundo, apenas pela unção do Espírito Santo de Deus, que é o combustível de uma vida plena.
   Esta unção faz com que a pessoa que a experimenta, se um dia precisou  usar drogas, violência, injustiças, roubos e outros para dar conta de ''viver" neste mundo, escondendo de si mesmo e de toda a sociedade, não precise mais e se até então não precisou que assim permaneça, pois o Espírito Santo de Deus nos enche de vigor e vida plena em abundância, como Jesus nos prometeu.  
     A pessoa que tem este encontro com Jesus e passa a viver da unção do Espírito Santo de Deus, já não permanece escondida, pois se torna luz naturalmente, sem intenção de aparecer e como está escrito:"Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre uma montanha nem se acende uma luz para colocá-la  debaixo do alqueire, mas sim para colocá-la sobre o candeeiro, a fim de que brilhe a todos os que estão em casa." (Mateus 5,14-15).
    Então essa pessoa se torna luz para os demais que ainda não beberam dessa água viva com o simples gesto de viver sua vida, sendo livre de tudo aquilo que é prisão neste mundo e aqueles que enxergam tal mudança e almeja também a mesma graça, busca a palavra de Deus e a conhecer e  tornar-se amigo de Jesus.
     Jesus, este homem que a humanidade inteira sabe que Ele, viveu, apareceu como todos que são luz, morreu injustamente, mas todos se esquecem que Ele ressurgiu dos mortos no terceiro dia e que ainda hoje age, como consta nas escrituras, falando, ensinando, amando, curando e libertando a tantos que se abre ao seu convite:
    "Eis, que estou á porta e bato, se alguém ouvir a minha voz e me abrir a porta, entrarei em sua casa e cearemos, eu com ele e ele comigo.'' (Apocalipse 3,20)   
    Hoje livre sou é uma música do Ministério de Música Católica Adoração e Vida, que inspira e expressa de forma correta e espetacular o testemunho de tantas vidas que já foram modificadas pela experiência de ter um encontro íntimo com o grande amigo fiel, Jesus Cristo e tantas outras que ainda podem ser modificadas, pela mesma experiência.
      Convido a você, amigo a assistir o vídeo da música hoje livre sou, que se encontra disponível na barra de vídeos ao lado, bem como outras músicas e se você já conhece que possa fazer uma experiência nova com a mesma, deixando que o inspire e seja a partir de hoje sua meta a ser conquistada e preservada a cada dia.
    Que possamos a partir de hoje declarar que HOJE LIVRE SOU, MEU TESOURO, MINHA HERANÇA, MEU SUPREMO BEM, NEM TRIBULAÇÕES NEM DOR PODEM NOS SEPARAR E JAMAIS IRÃO ROMPER O QUE O AMOR SELOU, HOJE LIVRE SOU!"